Com um investimento global superior a 35 milhões de euros, estas intervenções refletem "o compromisso da Infraestruturas de Portugal com uma mobilidade mais segura, eficiente e sustentável” - Miguel Cruz, Presidente da Infraestruturas de Portugal.
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai dar início a duas empreitadas com elevado impacto para a mobilidade ferroviária nacional: a 1.ª fase da ligação rodoviária ao Terminal Ferroviário de Alfarelos e as Intervenções Complementares no troço Alfarelos – Pampilhosa, da Linha do Norte.
Para assinalar o início destas intervenções, realizou-se hoje ao início da tarde na sede da IP, em Almada, a cerimónia para a consignação das duas empreitadas, com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, do Presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, do Vice-Presidente da IP, Carlos Fernandes e do Presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes.
Para Miguel Cruz, que presidiu à sessão, estas intervenções que comportam um investimento global superior a 35 milhões de euros, “refletem o compromisso da IP com uma mobilidade mais segura, eficiente e sustentável, alinhada com a nossa missão e com os objetivos estratégicos do país em matéria de transportes”.
O responsável máximo da empresa fez ainda um balanço da estratégia de investimento nas redes ferroviária e rodoviária nacionais, dando nota de "um volume global de investimento superior a 2.300 milhões de euros". Na ferrovia, destaca-se a execução do Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030), com enfoque na mobilidade dos passageiros e no desenvolvimento da Alta Velocidade, e a implementação do Plano Nacional Ferroviário, que define prioridades claras para passageiros e mercadorias e estabelece uma lógica de planeamento de médio e longo prazo.
A empreitada EN341 - Acesso Terminal de Alfarelos, com um investimento de cerca de 5,9 milhões de euros, com origem na RCM n.º 69/25, de 20 de março, determinou a necessidade de implementar um conjunto de investimentos considerados essenciais para melhorar as acessibilidades a áreas de acolhimento empresarial e ao aumento da capacidade da rede rodoviária, no qual se destaca esta intervenção.
Esta intervenção permitirá a supressão do tráfego rodoviário na passagem de nível ao quilómetro 219,597, do Ramal de Alfarelos e a melhoria das condições de acessibilidade ao Terminal de Mercadorias de Alfarelos.
Acesso rodoviário ao Terminal de Alfarelos
Carlos Fernandes, aquando da apresentação técnica dos empreendimentos, destacou a "importância do acesso rodoviário ao Terminal de Alfarelos", no concelho de Soure, que “constitui um passo decisivo na valorização da ligação entre a rede ferroviária e a infraestrutura viária regional". A construção de uma nova passagem inferior rodoviária, de um viaduto, e de uma variante de ligação à EN347, permitirá suprimir passagens de nível, melhorar as condições de segurança e potenciar o papel do terminal no transporte de mercadorias.
No âmbito desta empreitada está prevista a construção de uma Passagem Inferior Rodoviária, ao quilómetro 197,153 da Linha do Norte, de um viaduto rodoviário ao quilómetro 220,166 do Ramal de Alfarelos, e a Variante à EN347, que fará a ligação entre a Passagem Inferior e o Viaduto, com inserção na EN341.
A empreitada de Intervenções Complementares – Layout e EP de Alfarelos, e Desnivelamentos na Linha do Norte, Alfarelos-Pampilhosa, com um investimento de 29,7 milhões de euros, dá continuidade ao previsto no Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020 estabelecido a partir do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 (PETI3+).
O Vice-Presidente da IP recordou que esta intervenção, vem dar “sequência ao investimento da IP já concluído da Renovação Integral de Via (RIV) e intervenções em várias estações e apeadeiros na Linha do Norte, entre as estações de Alfarelos e Pampilhosa.
Esta obra melhorará os atuais constrangimentos à capacidade da rede ferroviária na estação de Alfarelos-Granja do Ulmeiro, bem como o aumento dos níveis de segurança e de acessibilidade em estações, apeadeiros, por supressão de atravessamentos de via (ATV) e passagens de nível (PN) existentes. Incluem-se nesta empreitada as seguintes intervenções:
- Ampliação da Estação de Alfarelos com três novas linhas preparadas para comboios de mercadoria até 750 m de comprimento e Renovação Integral de Via nas Linhas III, IV e V nesta Estação;
- Reconversão do Edifício de Sinalização em Edifício de Passageiros;
- Construção de abrigos e alteamento de plataformas de passageiros;
- Construção de uma Passagem Superior Pedonal na Estação de Alfarelos.
No troço da Linha do Norte, entre a Estação de Alfarelos-Granja do Ulmeiro e a Estação da Pampilhosa, estão ainda incluídas um conjunto de intervenções no âmbito da segurança ferroviária, com o objetivo de eliminar os atravessamentos em estação. Nesse sentido serão realizadas as seguintes intervenções:
- Construção de três Passagens Superior Pedonais - no Apeadeiro da Formoselha/Santo Varão, ao quilómetro 201,180, junto ao Centro Beira Mondego, ao quilometro 201,543 e no Apeadeiro do Ameal, ao quilómetro 206,895;
- Construção de uma Passagem Superior Rodoviária ao quilómetro 223,439 e uma Passagem Inferior Rodoviária ao quilómetro 227,764;
- Instalação de elevadores para acesso à Passagem Superior Rodoviária existente ao quilómetro 200,571.
Investimentos com o apoio de Fundos Europeus
Ainda na sua intervenção, Miguel Cruz reforçou que “mais do que obras, falamos de uma visão — uma ferrovia que serve melhor os portugueses, que reforça a competitividade do setor logístico e que contribui para os objetivos de descarbonização. Uma ferrovia mais segura, mais moderna e mais preparada para os desafios da mobilidade do futuro.”
Na rodovia, o PNI2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) impulsionam a renovação da rede, a conclusão de ligações críticas e a melhoria dos acessos às áreas empresariais. Adicionalmente estão definidos projetos prioritários com novos modelos de contratação e gestão, num investimento estimado em 6,5 milhões de euros, já com duas obras em execução, três em contratação e dezenas de projetos em fase de estudo ou lançamento.
Este esforço de investimento é amplamente apoiado por financiamento comunitário, com projetos aprovados, em execução ou em fase de submissão, ao abrigo de programas como o Sustentável 2030, NORTE 2030, CENTRO 2030 e ALENTEJO 2030, CEF Digital, CEF Transportes e PRR.
Por último, o Presidente da IP reforçou que todo o investimento “é um esforço concertado de modernização, sustentabilidade e desenvolvimento territorial, que está a transformar a rede de infraestruturas nacionais e a posicionar o país para os desafios da mobilidade do futuro.”
Saber mais sobre o Investimento Linha do Norte | Troço Alfarelos - Pampilhosa
